Este problema tem cura?

Sobre: Síndrome do Intestino Irritável

Este problema tem cura? - 09/12/2014

A síndrome do intestino irritável (SII) não progride para nenhuma doença grave, ela tem uma evolução benigna e pode ser controlada. Algumas mudanças na dieta podem ajudar, como a remoção de alimentos que pioram os sintomas da SII. Estes alimentos devem ser observados e identificados pelo próprio paciente, pois há grande variação individual. A síndrome do intestino irritável é muitas vezes agravada pela ingestão de grandes refeições, alimentos ricos em gorduras, álcool, chocolate ou bebidas cafeinadas. Comer refeições menores e de maneira mais frequente pode aliviar os sintomas desta síndrome. Assim como a prática de atividades físicas regulares e o tratamento da ansiedade e da depressão, caso eles estejam presentes. Os medicamentos usados para tratar os sintomas incluem suplementos de fibras, medicamentos antiespasmódicos (reduzem a circulação dentro do cólon e aliviam a dor e o inchaço), medicamentos antidiarreicos ou laxantes para a obstipação. Em alguns casos, o uso de certos antidepressivos tricíclicos pode ajudar a aliviar os sintomas. Mas até o momento, nenhuma medicação comprovou sua eficácia no tratamento desta síndrome.

- 10/12/2014
Obrigado
27
0 especialistas concordaram
Equipe médica Centralx
308
22
816

Não. Esta é uma doença de causa desconhecida e várias hipóteses causais, multifatoriais, em que o intestino grosso [cólon] tem aumento de sensibilidade ao acúmulo de fezes ou gases, apresentando no paciente dor abdominal, tipo cólica, sensação de "inchaço" abdominal, diarreia e ou constipação intestinal, isoladas ou alternadas, flatulência, associadas a mal-estar, desconforto abdominal, dor de cabeça, depressão e ou ansiedade e alterações da micção associadas. Pode ser controlada com tratamento dietético e o uso de drogas [laxantes, fibras, antiespasmódicos, analgésicos, antidepressivos e ansiolíticos], bem como psicoterapia e a conscientização que é uma doença que tem controle, dependendo de sua colaboração em evitar os alimentos que pioram e drogas que exacerbam a doença. Não é uma doença grave e não evolui para outras piores, como o câncer.

- 09/02/2015
Obrigado
2
0 especialistas concordaram
Mario Assunção B C Gomes
Gastroenterologia
8
0
83

Esta patologia tem controle e é fundamental, além de tratar os sintomas físicos, tratar também as doenças psíquicas relacionadas (ansiedade, principalmente), pois estes estão diretamente relacionados à piora dos sintomas intestinais.

- 09/02/2015
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Bruno Queiroz Sander
Endoscopia
Gastroenterologia
6
0
1

Tem alguma dúvida sobre Síndrome do Intestino Irritável?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização