No caso do paciente ser diabético e em razão do uso de contraste é necessária a suspensão do uso da metformina para a realização da angiografia?

Sobre: Angiologia

No caso do paciente ser diabético e em razão do uso de contraste é necessária a suspensão do uso da metformina para a realização da angiografia? - 14/12/2016

Olá. Existe risco de acidose lática nos pacientes que usam metformina e recebem contraste iodado - contraste necessário para realização da angiografia.

Desta forma, se recomenda a interrupção 24 a 48 horas antes e o retorno 48 horas após o paciente ter recebido o contraste.

Os estudos sobre o risco de acidose lática não são conclusivos. De forma geral, as sociedades médicas recomendam a suspensão para os pacientes que já apresentam algum grau de disfunção renal. Os pacientes com função renal normal não teriam, obrigatoriamente, que suspender a metformina.

- 19/12/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ricardo Jayme Procopio
Angiologia
Radiologia Intervencionista E Angiorradiologia
1
0
0

Sim.

- 16/01/2017
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
José Alfredo de Souza Ribeiro
Angiologia
14
0
4

Sim, conforme reposta abaixo. Att, Alexandre.

- 07/02/2017
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Alexandre Reis E Silva
Angiologia
Cirurgia Vascular
10
1
1

Tem alguma dúvida sobre Angiologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização