Boa tarde. Há 2 meses surgiu um caroço em meu pescoço, o mesmo aumentou de tamanho, porém agora sugiram mais dois. Qual especialista devo procurar? Oncologista?

  • Nódulos no pescoço são geralmente linfonodos aumentados de tamanho, isso pode indicar linfoma ou câncer de cabeça ou pescoço, pode também ser em decorrência de doença inflamatória ou infecciosa como tuberculose, rubéola, toxoplasmose, mononucleose. Recomendo procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para fazer exame da cavidade oral, orofaringe, laringe e examinar os nódulos, para saber suas características. Quando há suspeita de câncer, é feito biópsia (retirada de um fragmento) do nódulo e envia-se o material para análise histopatológica (feito por médico patologista), assim pode-se saber se é câncer e que tipo de câncer.

    Dr. Alicardo Cesar Figueira
    Cancerologia
    Campo Grande / MS