Dr., meu filho nasceu em 27/07/15 e ele tem um furinho no coração de 4mm, ostium secundiom. Será necessário fazer cirurgia? Tenho retorno médico só daqui há 6 meses e estou aflita.

  • Se realmente for de 4 mm, provavelmente não é cirúrgico, mais precisa procurar cirurgião cardíaco pra confirmar, ok?

     Raynold Santos Monteiro
    Cardiologia
    Cirurgia Cardiovascular
    São Paulo / SP
  • Olá! O que seu filho tem se chama comunicação interatrial do tipo "Ostium secundum". Ou seja, um orifício de, no caso, 4mm entre os dois átrios do coração. Essa alteração acaba fazendo com que um determinado volume de sangue retorne aos pulmões, causando o que chamamos de congestão pulmonar e levando a sintomas como a falta de ar, por exemplo. Somente dispondo de todos os exames e do exame clínico do seu filho, o cardiopediatra conseguirá definir se o quadro é cirúrgico ou não. Abs e boa sorte.

    Drª. Vanessa Alves Guimarães Borges
    Cardiologia Pediátrica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Comunicação interatrial tipo ostium secundum de 4 mm é bem pequena, provavelmente não será necessário nenhum tratamento. Mas é necessário repetir o ecocardiograma pra verificar este tamanho. Se precisar de tratamento, nem sempre precisa ser cirurgia, há possibilidade de tratamento por cateterismo.

    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ