Estou grávida de 21 semanas e na morfológica acusou malformação no coração, estreitamento no ventrículo direito, estamos correndo atrás para fazer um ecocardiograma fetal, mas o desespero já tomou conta. Bebês sobrevivem com esse problema?

  • Olá gestante. Existem algumas malformações cardíacas que afetam o ventrículo direito, tais como: Atresia Tricúspide, Atresia Pulmonar, Tetralogia de Fallot e Ventrículo Único. Todas essas malformações devem e podem ser diagnosticadas no período do 2º trimestre de gestação, preferencialmente entre a 20ª e a 28ª semanas de gestação. Todas essas malformações hoje já são abordadas em grandes centros no Brasil. Esses bebês devem nascer em hospitais onde haja uma uti neonatal, um ecocardiograma e um cardiologista pediátrico de sobreaviso e idealmente em hospitais terciários que dispõem de equipe completa com UTI cardiológica pediátrica, ecocardiograma, cateterismo cardíaco e cirurgia cardíaca pediátrica. O importante é que se diagnosticado precocemente (no pré-natal) há enormes chances de sobrevida e qualidade de vida futura, chegando a idade adulta, com uma vida produtiva e normal.

    • Drª. Renata Mattos Silva
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Cardiologia Pediátrica
    Cascavel / PR