O ECG da minha filha apresentou arritmia sinusal e dcrd, queria entender o que isso pode provocar. É grave? O pediatra encaminhou pro cardiologista pediátrico e já marquei, mas queria entender o que isso significa.

  • Arritmia sinusal significa que o batimento cardíaco da sua filha varia com a respiração dela: quando ela inspira há uma pequena aceleração do batimento cardíaco e quando ela expira o ritmo volta ao normal. Não é doença, não é grave. O Distúrbio de Condução do Ramo Direito (DCRD) pode ser encontrado no ECG de pessoas saudáveis, sem doenças, ou pode ser a representação do forame oval patente (FOP -pequeno buraco no músculo que separa o átrio direito do átrio esquerdo, sem significado clínico - não é grave) ou de uma comunicação interatrial (CIA - buracos maiores que o FOP e que, dependendo do tamanho, podem alterar o funcionamento do coração e pulmão ao longo da vida - pode ou não ser grave) ou ainda simplesmente um retardo no tempo da contração do ventrículo direito em relação ao ventrículo esquerdo, também sem significado clínico - não é grave.

    • Drª. Renata Mattos Silva
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Cardiologia Pediátrica
    Cascavel / PR