O que é DCRD 1 grau? É grave? Meu filho tem 9 anos e seu exame deu isso. O que pode ser?

  •

    Quando se faz um eletrocardiograma (ECG) é relativamente comum o laudo conter o diagnóstico de bloqueio de ramo direito (BRD) ou distúrbio do condução pelo ramo direito (DCRD). Trata-se de um distúrbio do sistema de condução do coração, que pode aparecer em pessoas aparentemente normais, sem causa aparente, mas que indica gravidade se presente em casos de infarto da parede anterior do coração e em casos de doença de Chagas. Isoladamente esta alteração elétrica não costuma causar prejuízo ao funcionamento do coração, não impede a prática de exercícios físicos, nem limita uma gestação.

    Drª. Vanessa Alves Guimarães Borges
    Cardiologia Pediátrica