02 stents, um em cada artéria do coração, em 2006 e em 2009. Agora fui submetido ao exame de esteira e o médico informou uma diminuição ou falta de sangue no coração durante o esforço. Tenho que fazer cateterismo? Assim pode ser resolvido?

Sobre: Cardiologia

02 stents, um em cada artéria do coração, em 2006 e em 2009. Agora fui submetido ao exame de esteira e o médico informou uma diminuição ou falta de sangue no coração durante o esforço. Tenho que fazer cateterismo? Assim pode ser resolvido? - 11/11/2016

Só podemos responder essa questão depois de analisarmos o resultado do Teste Ergométrico. Se caso o teste foi positivo para isquemia e o paciente apresentar sintomatologia sugestiva de novas lesões em coronárias, possivelmente, necessitará de nova cineangiocoronariografia (cateterismo). Sugiro levar o resultado desse exame (ergométrico) ao seu cardiologista para melhor avaliação!! Abraço.

- 14/11/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram

A doença aterosclerótica pode ter progredido e os stents podem ter fechado. O cateterismo é importante para verificar as lesões que já existiam e ver alguma nova importante. Além de, no mesmo procedimento, poder, se for o caso, colocar novo stent.

- 14/11/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Jose Coutinho do Rego Neto
Cardiologia
Ecocardiografia
141
3
95

Sim. No momento a melhor conduta, para dar ao clínico uma direção da conduta a ser adotada.

- 15/11/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Jose Carlos Couri
Cardiologia
Medicina Intensiva
21
0
1

Se o senhor realizou um exame não invasivo (teste ergométrico) e teve alterações (dor torácica clássica e/ou alterações no eletrocardiograma e/ou alterações nos parâmetros Hemodinâmicos ) durante o Esforço que sugerem que ainda tem alguma coronária com obstrução, é importante que prossiga a investigação. O cateterismo é o EXAME que mostrará se os outros vasos (coronárias) não têm obstrução significativa e se os stents estão pérvios (sem obstrução), orientando o tratamento: se apenas deve usar medicação (sempre muito importante) ou se precisa de nova angioplastia (colocação de stent) ou de cirurgia (popularmente conhecida como "ponte de safena"). Seu cardiologista analisará qual a melhor conduta frente ao resultado dos seus exames.

- 15/11/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Kelly Simone Castro dos Santos
Cardiologia
10
1
7

Tem alguma dúvida sobre Cardiologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização