A minha pressão, sempre foi 12 por 8, outras vezes 11 por 8. Agora aferi, deu 13 por oito. Fui no oftalmo, deu 14 por 7. O que é isso? Muita variação.

  • As aferições de pressão arterial são variáveis mesmo, isso é fisiológico. O que se deve tomar cuidado é com a média das aferições, ou seja, o patamar em que ela oscila tem maior importância. Isso pode ser melhor obtido no seu seguimento com um cardiologista que cuide de seu coração, ou até mesmo com exame de MAPA (nem sempre necessário), enfim de várias maneiras e se confirmar que tem hipertensão arterial deve receber o devido tratamento com orientações não farmacológicas e dependendo da evolução com associação de medicamentos. Isso e variável entre os indivíduos.

    Dr. Marcos Fábio Sardinha
    Cardiologia
    Clínica Médica
    Maringá / PR