Meu ecocardiograma deu normal, mas minha esteira deu alterada, devo fazer um cateterismo?

  • Olá, tudo bem?
    O exame de esteira tradicional é um exame que pode apresentar resultados falso-positivos e falso-negativos. Sendo assim, é importante a interpretação do resultado do seu exame pelo médico dentro de um contexto clínico (sintomas, risco de doença cardiovascular individual, etc.) antes de realizar um cateterismo. Caso haja dúvidas sobre o resultado do teste de esteira, outros exames podem ser realizados para melhor definir sobre a necessidade do cateterismo como, por exemplo, a cintilografia de estresse, ecocardiograma de estresse ou ressonância magnética cardíaca a depender de cada caso.

    • Drª. Josiane de Souza
    Dr. Rodrigo Leite Albanez
    Cardiologia
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Foz do Iguaçu / PR