Minha mãe há muito tempo sente dor no peito, mas depois que ela pegou covid piorou a dor no peito, ela tem crises fortes de dor no peito, em seguida na cabeça e em todo o lado esquerdo. Será que seria o coração?

  • Olá. Pode ser sim dor no peito de origem cardíaca. Depende em muito das características da dor. As características que fazem pensar em dor do coração são:
    Dor em caráter de pressão, aperto, constrição ou "entalo". Não é em pontada ou "fisgada".
    Localização retroesternal ou no meio do peito.
    Irradiação ou "se desloca" para região de pescoço, epigástrio ou "boca do estômago" e braço esquerdo. É dor no braço e não uma "dormência" no braço.
    Geralmente dura mais que 20 minutos.
    Piora ao exercício, tempo frio ou estresse emocional. Melhora ao repouso ou com medicações como isordil ou sustrate ou monocordil. Não melhora com dipirona ou anti-inflamatórios.
    Paciente pode sentir "falta de ar", fraqueza, náuseas, vômito, suor frio e palidez.
    Procure um cardiologista e realize um teste de esforço.

    Dr. Leandro Portela
    Cardiologia
    Fortaleza / CE