Minha mãe tem 95 anos, colocou um marca-passo em 2021 e todos os dias as pernas incham, sente muita tontura. Fizemos consulta/exames com vascular há 10 dias e nada foi constatado, pode ser problema cardíaco?

  • Pode ser sim. Sugiro reavaliação do cardiologista. Sugiro também um ecocardiograma com doppler colorido. Importante também fazer a avaliação periódica do marcapasso.
    Essa revisão consiste em uma consulta para verificação dos parâmetros do seu marcapasso em relação aos seus circuitos de estimulação e sensibilidade. Também será verificado se o seu coração apresentou alguma arritmia e se o dispositivo precisou aplicar alguma terapia (no caso dos desfibriladores), com precisão de data e hora.
    Na revisão de marcapasso, a leitura do dispositivo é realizada por telemetria, ou seja, por ondas de rádio. É colocado um aparelho sobre o gerador do marcapasso, na pele. Este aparelho tem a capacidade de ler as informações registradas no marcapasso e de programá-lo.
    As revisões de marcapasso são periódicas, realizadas com intervalos de 4 a 6 meses.

    Dr. Leandro Portela
    Cardiologia
    Fortaleza / CE