O desfibrilador pode ser usado em qualquer parada cardíaca? Ou tem alguma específica? No caso de ausência de pulso ou parada total, pode usar? Sobre epinefrina, existe história de aplicar "direto no coração"? "Socar" a agulha direto no peito?

  • Existem algumas paradas cardíacas que não se beneficiam do uso do desfibrilador, como assistolia. Só nas paradas cardíacas em determinadas arritmias, como a fibrilação ventricular. Geralmente se usa epinefrina direto no coração quando o paciente já está com o tórax aberto, como durante cirurgias cardíacas. Na maioria das situações, usa-se na veia.

    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
  • Boa noite. O desfibrilador é usado nos casos de parada cardíaca por arritmias/ritmos chocáveis. A assistolia (ausência de batimentos e de estímulo elétrico) é um exemplo de ritmo no qual o Desfibrilador não tem utilidade. Quanto à Epinefrina, a via de administração mais utilizada é a endovenosa.

    Drª. Luciana Reis Katz Weiand
    Cardiologia
    Lajeado / RS