O risco cirúrgico no pré-operatório é muito importante? Mas meu médico não definiu se devo fazer com o cardiologista ou com o anestesista. Qual seria o ideal? Eu não consigo me decidir.

  • O risco cirúrgico SEMPRE é feito pelo cardiologista. Esta avaliação cardiológica vai para o anestesista, o qual fica ciente de inúmeras informações contidas nesse risco cirúrgico, como presença de patologias (hipertensão arterial, diabetes) assim como alergias, avaliação do exame clínico e resultado de outros exames complementares.

    Dr. Janilson Mello dos Santos
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Geralmente é feito por cardiologista. Se seu anestesista é capacitado para fazer, tanto faz.

    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
  • Existem vários escores e algorítmos para aferição do risco cirúrgico. O Cardiologista costuma realizar essa avaliação. O Anestesista, geralmente avalia o risco anestésico do paciente.

    Drª. Luciana Reis Katz Weiand
    Cardiologia
    Lajeado / RS