Sou portador de DPOC grave, tenho que fazer uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral e umbilical. Meu médico quer fazer por laparoscopia Ouvi dizer que o gás pode comprimir o pulmão.posso fazer sem correr risco? Minha pneumologista deu 26pc de risco

  • Bom dia!
    Caso a cirurgia de vídeo seja feita sem invasão da cavidade abdominal, o risco do pneumoperitôneo seria zero, porém, há o risco da anestesia geral, que no seu caso é bem temerário. Se houver necessidade real do procedimento, consideraria fazer com anestesia local.

    Dr. Carlos Henrique Arruda Salles
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Geral
    Cuiabá / MT