Até que tamanho o cisto do ovário pode ser retirado por videolaparoscopia? E após, ele poderá ser encaminhado para o laboratório para análise? É que tenho e o médico nega-se a fazer por vídeo, alega que somente pela forma tradicional ou seja corte.

  • Bom dia.
    Deve-se levar em consideração a experiência e segurança do médico em realizar determinado procedimento. Assim este médico optou pela forma "tradicional" porque considera a mais efetiva e segura para você. A retirada do cisto pode, em alguns casos, ser feita por videolaparoscopia e o material ser enviado ao anátomo-patológico. O ideal é discutir o seu caso com o médico que for realizar o procedimento para melhor definição da indicação da via de acesso.

    Dr. Ricardo da Silva Lourenço
    Cirurgia Geral
    Mogi das Cruzes / SP