Boa tarde, gostaria de passar por um procedimento de abdominoplastia junto com lipoescultura e silicone, tudo no mesmo momento. Tenho uma doença chamada miastenia gravis, ainda sem limitações respiratórias. Daria para fazer?

  • Bom dia!
    Vários pontos precisam ser discutidos na sua pergunta e, reforço que muito pontos de vistas que irei manifestar aqui não são consensos entre os cirurgiões plásticos, mas uma filosofia e conduta pessoal (principalmente o primeiro item discutido):
    1) Cirurgias Plásticas estéticas não são procedimentos de necessidade (ou seja, que você precisa realizá-los por que sua vida corre perigo se não os fizer), mas de vaidade. Portanto, a SEGURANÇA é sempre uma prioridade no momento de sua execução!!! Caso você fosse minha paciente, independente de ter ou não Miastenia Gravis, eu nunca concordaria em fazer abdominoplastia + lipoescultura + inclusão de próteses de silicone no mesmo procedimento, pois no meu ponto de vista o risco é inaceitável. Teríamos que fazer em 02 etapas por questões de segurança...
    2) Discutindo agora a questão de sua doença. A Miastenia Gravis é uma doença crônica, auto-imune, que pode piorar com a inclusão de uma prótese de silicone, pois trata-se de um corpo estranho ao seu organismo e pode ativar seu sistema imunológico, piorando assim sua doença. Eu só concordaria em fazer uma mamoplastia de aumento com prótese de sillicone em você após uma junta médica com seu reumatologista, na qual avaliaríamos a atual atividade da sua doença e as reais chances da prótese piorá-la.
    3) Na sua doença, as técnicas anestésicas precisam ser estudadas de forma bastante delicada também, pois alguns anestésicos podem piorar sua doença. Também se torna necessário uma avaliação pré-anestésica muito detalhada para que o anestesista lhe explique todos os pormenores de sua atividade em pacientes portadores da Miastenia Gravis.
    4) O pós-operatório de uma abdominoplastia e lipoescultura exige movimentação precoce, uso de meias elásticas e medicações especiais para evitar o surgimento de tromboses nas pernas e desenvolvimento de embolia pulmonar. Caso você apresente muita fraqueza nas pernas, sugiro também uma conversa com cirurgião vascular para avaliar e dimensionar os riscos de uma trombose pós-operatória e uma consequente embolia pulmonar, pois trata-se de uma complicação muito grave.
    Sugiro uma conversa com um Cirurgião Plástico especialista.
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte.

    • Drª. Rosimara Moraes Bonfim
    Dr. Leonardo da Silveira Lucas
    Cirurgia Plástica
    Pato Branco / PR
  • Dependendo do exame físico e exames complementares até dá, mas não convém. Se você soubesse dos riscos que corre ao associar muitas cirurgias com uma doença sistêmica como a miastenia, com certeza você acharia mais vantajoso fazer apenas uma.

    Dr. Dimitri Cardoso Dimatos
    Cirurgia Plástica
    Florianópolis / SC