Coloquei um brinco na cartilagem da orelha e ela inflamou. Minha orelha murchou. Tem como operar para voltar ao normal?

  • Bom dia! A infecção da cartilagem da orelha é uma complicação bem grave das colocações de brincos e piercings, pois o tecido cartilaginoso tem pouca vascularização, tornando o tratamento realmente desafiador. Quando a infecção é grave o bastante ou quando o tratamento não é suficiente para evitar o dano estrutural da cartilagem, acontece o que você relatou, a orelha "murcha". Na verdade, por uma perda de integridade da sua estrutura, a cartilagem auricular perde sua força tênsil e não consegue mais manter sua forma original, assumindo um contorno deformado.
    Existe tratamento cirúrgico para isso sim, mas é bastante complexo e pode envolver múltiplas etapas cirúrgicas de reconstrução de sua orelha. Meu conselho é procurar um Cirurgião Plástico especialista, com bastante experiência em reconstrução do pavilhão auricular.
    Boa sorte!

    • Dr. Carlos Alberto Fenner
    Dr. Leonardo da Silveira Lucas
    Cirurgia Plástica
    Pato Branco / PR