Acredito estar com hérnia umbilical. Preciso saber qual o melhor procedimento (cirurgia?) ou tem um tratamento para isso? No caso de cirurgia, é demorada a recuperação, pois trabalho e tenho que me organizar...

  • Não existe tratamento clínico para hérnia, somente cirúrgico. Porém no caso de hérnia umbilical, em mulheres, há que se avaliar a real necessidade da cirurgia de acordo com o tipo de trabalho e o tamanho da hérnia. Em homens geralmente se indica logo a cirurgia.
    Quanto ao pós-operatório, se a cirurgia for laparoscópica, dependendo do tipo de trabalho que você exercer, poderá retornar com 15 dias sem problemas. Se for cirurgia convencional, com 30 dias.

    Drª. Laise Cysneiros Vilela
    Clínica Médica
    Natal / RN