É necessário a tatuagem endoscópica para fazer a Retossigmoidectomia por via laparoscópica?

  • O uso da tatuagem ajuda bastante o cirurgião no procedimento. Mas se for mal feita pode até atrapalhar. Sugiro discutir com seu médico a real necessidade.

    Dr. Pablo Tiago Rodrigues Goncalves
    Clínica Médica
    Gastroenterologia
    Pelotas / RS
  • Boa noite, o uso da tatuagem endoscópica é um recurso usado para lesões pequenas que não podem ser vistas por fora do intestino, então é necessária em algumas ocasiões mas não em todas, então precisa discutir isso com seu cirurgião.

    Drª. Cinara Martins de Oliveira
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Gastroenterologia