Estou com fissuras e hemorroidas ao mesmo tempo, já faz um tempo. Melhora, mas volta a inflamar o caroço e a fissura. O que devo fazer?

  • Essas patologias geralmente aparecem em quem possui constipação intestinal (intestino preso"). Então, o primeiro passo é regular o seu ritmo intestinal com dieta rica em fibras, hidratação adequada e atividade física; em alguns casos pode ser necessário acrescentar algum medicamento para ajudar neste processo. Segundo passo é avaliar o grau das hemorroidas e da fissura, dependendo da gravidade pode ser necessário procedimento cirúrgico. Logo, é fundamental marcar uma avaliação com o especialista para o tratamento adequado. O especialista mais indicado para o caso é o coloproctologista.

    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF