Fiz uma drenagem anal, é possível já ter aparecido uma fístula?

  • Sim, se houve um abscesso com drenagem, existe sim uma possibilidade de ter evoluído com fístula. Necessita de avaliação de um especialista para correto diagnóstico e tratamento adequado.

    Drª. Cinara Martins de Oliveira
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Gastroenterologia
    São Paulo / SP
  • Abscesso anorretal e fístula são a mesma doença em estágios deferentes. Abscesso é a fase aguda e fístula é a fase crônica. Alguns abscessos se resolvem apenas com a drenagem (minoria), a maioria evolui pra fístula. Só o acompanhamento que definirá esta evolução.

    Dr. Jocelino de Sousa Dantas
    Coloproctologia
    Cirurgia Geral
    Campina Grande / PB
    Marcar consulta
  • Sim, geralmente há uma obstrução que leva à drenagem de urgência. Logo após a drenagem desse abscesso, tem que se pesquisar fístula perianal, pois é uma das causas de abscesso perianal.

    Drª. Aline Cristina Kusumoto
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Coloproctologia