Oi, estou grávida e apareceu caroço no ânus e só coça um pouco, será que pode ser hemorroidas?

  • Bom dia! Pode sim ser hemorroidas, que em geral pioram com a gestação devido ao aumento dos líquidos e também da dificuldade do retorno venoso, mas o mais comum e também mais simples são os pequenos hematomas perianais, que antigamente chamávamos de trombose da hemorroidária externa. Até um diagnóstico mais preciso, o ideal seria evitar ao máximo o uso do papel higiênico e dar preferência à higiene apenas lavando com água e sabonete neutro e fora de casa com lenços umedecidos neutros sem álcool ou perfumes.

    Dr. Ivan Carlos Batista
    Cirurgia Geral
    Coloproctologia
    São Paulo / SP
  • Sim, é provável. A compressão do útero sobre os vasos abdominais pode desencadear. Repouso e deitar de lado, banho de assento e pomadas podem ajudar. Elas podem ou não regredir após o parto.

    Dr. Marcos Cirillo Lourenco
    Cirurgia Gastroenterológica
    Gastroenterologia