OLÁ, BOA TARDE. ESTOU COM VÁRIAS ESPINHAS PELO ROSTO. GOSTARIA DE SABER UM REMÉDIO QUE POSSA ME AJUDAR A TRATAR.

  • Olá!
    No caso de espinhas (acne) existem hoje diversas opções de medicamentos para tratamento. O ideal é que se investigue a causa para o correto tratamento. O médico dermatologista é o profissional capacitado para o tratamento da acne. Primeiramente o médico dermatologista terá que avaliar se a doença apresenta lesões inflamatórias como espinhas, nódulos e cistos ou se apresenta apenas lesões não inflamatórias como cravos. Em graus mais leves da Acne, o tratamento pode ser apenas através de medicamentos e/ou fórmulas de uso tópico localizados isolados ou associados como ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinoides (tretinoína, adapaleno), antibióticos (clindamicina e eritromicina, de preferência associados, no mesmo produto, aos retinoides ou peróxido de benzoíla) e ácido azelaico. Em casos mais resistentes, associa-se o tratamento por via oral, utilizando-se antibióticos específicos, da classe das ciclinas (tetraciclina, doxiciclina, minociclina, limeciclina) ou macrolídeos (eritromicina) ou sulfas (sulfametoxazol-trimetroprim), sempre associados ao tratamento local com retinoides ou peróxido de benzoíla ou ácido azelaico. O tratamento com antibiótico oral deve ser feito por, no máximo, três meses, em um ou até três ciclos. Para as mulheres há ainda a opção de fazer o tratamento hormonal, com anticoncepcionais orais, desde que não existam contraindicações. Uma outra opção de tratamento, cada vez mais procurada e com excelentes resultados e que pode promover a cura da acne, é a utilização da Isotretinoína oral mesmo em casos moderados desde que não haja contraindicações. Esta opção é bastante indicada quando não há uma boa resposta aos tratamentos anteriores e percebe-se uma tendência para cicatrizes ou um importante impacto negativo na qualidade de vida do paciente.

    Lembre-se, procure um médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia para o tratamento adequado da acne.

    Espero ter ajudado!

    Dr. Caio Rosa Humaire
    Dermatologia