Oi, tenho uma filha com 16 anos, ela faz 17 o mês que vem, mas ela não menstruou ainda e a ginecologista mandou esperar até os 16, mas atá agora nada. O que faço?

  • Sugiro que procure um Endocrinologista para que seja feita uma análise detalhada da história do quadro clínico de sua filha, para que o mesmo realize um exame físico minucioso e avalie a presença ou ausência das características sexuais secundárias, assim como outras características que poderiam indicar alguma suspeita diagnóstica. Com estes dados clínicos, o mesmo poderá indicar ou não a realização de uma radiografia de mão e punho para cálculo de idade óssea, um US para análise de estruturas pélvicas, dentre outros exames laboratoriais. Sugiro que não adie mais. Espero ter ajudado!

    Drª. Rafaela Norbim Barcelos
    Endocrinologia E Metabologia
    Clínica Médica
    Linhares / ES
  • Pode acontecer em casos muito específicos alguns atrasos que precisam ser avaliados e também observados. Se seu ginecologista tiver suspeitando de anormalidades endócrinas, ele poderá pedir uma avaliação endocrinológica paralela.

    Dr. José Maria Costa Cruz Machado
    Endocrinologia E Metabologia
    Vila Velha / ES