Boa tarde! Minha filha tem 8 anos e e 8 meses. Está com 1,20 cm e já está com crescimento de pelos pubianos e nas axilas, além de recentemente referir dor nos mamilos ao tomar banho no mar. Com esta idade já é normal esses indícios? E a estatura?

  • Bom dia.
    O início da puberdade em uma criança de 8 anos e oito meses é normal.
    A estatura deve de ser avaliada de acordo com o alvo familiar e a idade óssea da criança.
    Sugiro a avaliação de um endócrino pediatra.
    Fiquem bem.
    Grande abraço.

    Drª. Juni Carvalho Castro
    Endocrinologia Pediátrica
    Belo Horizonte / MG