Menina de 8 anos, sem broto mamário, com pelo pubiano, ultrassom normal, raio x de mãos compatíveis com a idade, alteração (aumento) no nível de testosterona e DHEA, o que significa?

  • Bom dia! Significa que a glândula supra-renal (ou adrenal) dela está iniciando suas atividades, que são de produzir pêlos pubianos e axilares + odor axilar. Nestes casos benignos, a idade óssea é normal e deve-se apenas observar a criança, mas com acompanhamento com endocrinologista pediátrico em paralelo.

    • Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Dr. Thiago Santos Hirose
    Endocrinologia Pediátrica
    Ribeirão Preto / SP
  • Há dois grupos de glândulas que participam da puberdade, as gônadas e as glândulas adrenais. Essas últimas produzem andrógenos que são responsáveis pelos sinais de odor axilar, acne, pelos pubianos, etc. Nesse caso como a idade é aceitavel para o inicio da puberdade, está considerado normal, a depender do quanto elevado está essa produção. O fato de não haver broto mamário, nao é significativo.

    Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Endocrinologia Pediátrica
    Natal / RN