Meu filho tem 8 anos e 9 meses, mede 129 cm é cardiopata, ele é gêmeo. Até ano passado ele crescia normal como o irmão mas esse ano ele ficou para trás, não cresceu nada, eu meço 1,57cm; meu marido mede 1,70cm é normal ou devemos procurar endocrino?

  • Olá, bom dia. O seu filho está dentro do canal parental, o que significa que a altura de 129cm para a idade de 8 anos e 9 meses está dentro do esperado para a altura provável dele em virtude de sua altura e do seu marido. No entanto, ele apresentou uma baixa velocidade de crescimento. O normal seria ele ter crescido pelo menos 4 cm/ano nesta idade, abaixo deste valor é sempre importante investigar com seu pediatra ou mesmo com um endocrinopediatra. Variações de crescimento são normais ao longo de um ano, mas em um ano deve haver um crescimento mínimo. Estamos à disposição. Atenciosamente.

    Drª. Marina Cecilia Parrilla
    Endocrinologia Pediátrica
    Valinhos / SP