Meu filho tem 9 anos e tem 128 cm. Gostaria de saber se há tratamento para crescimento, pois eu e o pai somos de estatura baixa também.

  • A estatura de uma criança é determinada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo nutrição, saúde geral e estilo de vida. Embora a genética desempenhe um papel importante no tamanho final de uma pessoa, muitos fatores podem influenciar o crescimento durante a infância e a adolescência.

    Se você e o pai são de estatura baixa, é provável que seu filho também tenha uma estatura mais curta. No entanto, a estatura aos 9 anos pode não ser indicativa do tamanho final de uma criança, e algumas crianças ainda têm muito crescimento pela frente durante a adolescência.

    Se você estiver preocupado com o crescimento do seu filho, é importante conversar com um médico. O médico pode avaliar o histórico médico do seu filho, incluindo seu peso, saúde geral e dieta, para determinar se há algum fator que possa estar afetando o crescimento. Se o médico suspeitar de uma condição subjacente, pode recomendar exames adicionais ou tratamento.

    Em alguns casos, o tratamento pode incluir mudanças na dieta para melhorar a nutrição ou terapia de reposição hormonal se houver distúrbios hormonais. No entanto, é importante lembrar que cada criança é única e que o tratamento será baseado nas necessidades específicas do seu filho.

    Dr. Ricardo Sanches Schinzari
    Endocrinologia Pediátrica
    Mogi das Cruzes / SP