Minha filha tem 4 anos e 8 meses, tem 1,00 m e 16kg e não quer comer das 7 da manhã às 11h. Quando vai comer, pede água, enche a barriga e diz que está cheia e não consegue comer, fica colocando a comida pra fora. O que fazer?

  • Se sua filha está recusando a comida e colocando-a para fora após comer, é importante que você consulte um médico para avaliar a situação. Isso pode ser sinal de uma condição médica subjacente, como uma desordem alimentar ou um distúrbio gastrointestinal, ou pode ser resultado de estresse ou ansiedade.

    Enquanto aguarda a consulta médica, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar sua filha:

    Ofereça uma dieta equilibrada: certifique-se de que sua filha esteja comendo uma dieta saudável e equilibrada, incluindo uma variedade de alimentos de todos os grupos alimentares.

    Mantenha uma rotina alimentar: tente manter uma rotina regular de refeições e lanches para ajudar sua filha a se sentir mais confortável e segura em relação à comida.

    Evite pressionar: não force sua filha a comer, pois isso pode aumentar a ansiedade e torná-la ainda mais relutante em relação à comida. Em vez disso, ofereça opções saudáveis e deixe-a decidir o que e quanto comer.

    Converse sobre sentimentos: Fale com sua filha sobre como ela está se sentindo e ofereça apoio e compreensão. Tente descobrir se há algum problema ou preocupação que possa estar afetando o apetite dela.

    Lembre-se de que a recusa em comer é um comportamento comum em crianças pequenas, e pode ser passageiro. Se a situação persistir ou piorar, é importante procurar ajuda médica.

    Dr. Ricardo Sanches Schinzari
    Endocrinologia Pediátrica
    Mogi das Cruzes / SP