Minha filha tem 8 anos e está com idade óssea de 10 e 11 anos. Os exames FSH com 2,55 e IGF - SOMATOMEDINA C 509,0. Os demais exames hormonais aparentemente estão normais.

  • Olá, é importante que ela mantenha o acompanhamento com o pediatra e/ou endocrinopediatra. Para o diagnóstico de puberdade o valor de LH é muito importante, assim como a observação da presença de mamas e do tamanho uterino. O valor de IGF-1 depende muito da referência do laboratório em que o exame foi realizado para a faixa etária, no geral para esta idade seria de 155ng/ml, o que normalmente preocupa são valores muito baixos, valores falsamente elevados são relativamente comuns. A idade óssea pode estar avançada até 2 desvios-padrão e ainda ser normal, mas por isso é indispensável ver como vai evoluir a puberdade a partir deste ponto. Se o valor de LH está normal e a criança não apresenta mamas não está em puberdade. O valor de FSH em crianças pré-púberes também depende do laboratório e da metodologia usada por este, mas em geral até 4,0 é considerado normal. Portanto, faltam alguns dados para que possamos ajudá-la melhor, por isso é indispensável manter o acompanhamento com o profissional que solicitou estes exames.

    Drª. Marina Cecilia Parrilla
    Endocrinologia Pediátrica
    Valinhos / SP