Minha neta tem 14 anos e 1,45cm de altura, já foi em 2014 em um endocrinologista, fez exames e parece que a cartilagem dela ainda não tinha fechado. Gostaria de saber se ela pode tomar hormônio de crescimento GH, lógico com acompanhamento de um endocrinol

  • Bom dia, obrigado pela pergunta. É muito difícil responder esta pergunta, pois a indicação para o uso de GH, depende de outros fatores mais além dos que a senhora citou: estimativa de altura que a paciente pode chegar através do canal familiar, velocidade de crescimento nos últimos anos, algum sinal clínico que possa sugerir que ela tenha deficiência ou não do hormônio de crescimento, o grau em que está a puberdade dela, exames laboratoriais que mostrem que ela tenha ou não deficiência do hormônio de crescimento, histórico familiar. Portanto, será importante iniciar ou manter um acompanhamento com endocrinologista pediátrico para ver se sua neta estará ou não apta a usar o GH.

    • Dr. Christopher Gallotti Vieira
    • Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Dr. Thiago Santos Hirose
    Endocrinologia Pediátrica
    Ribeirão Preto / SP
  • Caso sua neta esteja dentro do padrão familiar, creio que poderemos definir como normal, mas se ela apresentava crescimento abaixo da velocidade normal para o estadiamento puberal, o hormônio poderia beneficiá-la. Quanto à idade cronológica e sua idade óssea, necessita ser reavaliada pois dependendo do estagio de maturação óssea, não teria indicação para esse tipo de tratamento.

    Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Endocrinologia Pediátrica
    Natal / RN