Olá, boa tarde. Meu neto tem 12 anos e mede 1,52 cm. Está normal? Ele é o menor da turma da mesma idade.

  • Sim, a altura de 1,52 metros para um menino de 12 anos é considerada dentro da faixa normal, porém isso é diretamente dependente do estágio puberal ("o quanto adolescente") que ele se encontra. O crescimento de uma criança é influenciado por muitos fatores, incluindo genética, nutrição e estilo de vida, então é normal que as crianças tenham alturas diferentes. É importante monitorar o crescimento de seu neto ao longo do tempo para garantir que ele esteja crescendo de forma saudável e adequada para suas características genéticas. Se você tiver preocupações, é sempre uma boa ideia consultar um médico para avaliar a situação.

    Dr. Ricardo Sanches Schinzari
    Endocrinologia Pediátrica
    Mogi das Cruzes / SP