Boa tarde. Tenho pedra na vesícula e desceu para o canal. É possível retirá-la pela endoscopia?

  • Sim, através da colangiopancreatografia é possível retirar os cálculos no colédoco - canal que liga o fígado e a vesícula ao duodeno.

    Dr. Carlos Alberto da Silva Barros
    Endoscopia Digestiva
    Belo Horizonte / MG
  • Olá, boa tarde.
    Então, realizar a CPRE é fundamental.
    No entanto, sempre é importante avaliar o local e tamanho do cálculo biliar. Alguns casos é inviável retirar via CPRE em virtude do tamanho do cálculo. Mas em geral isso é possível.
    Algo sempre muito importante é a colecistectomia posterior porque devemos lembrar que essa vesícula produzirá novos cálculos o que poderá levar a nova coledocolitíase.
    Então, é fundamental CPRE (endoscopia) + Colecistectomia posterior.

    Dr. Pablo Tiago Rodrigues Goncalves
    Clínica Médica
    Gastroenterologia
    Pelotas / RS