A COLONOSCOPIA TAMBÉM VÊ PROBLEMA NA PRÓSTATA?

  • Não. A colonoscopia permite visualizar o intestino e mesmo praticar atos como biópsias e retirar pólipos (tumores, na maioria benignos) dentro do intestino grosso (também chamado de cólon). O toque retal pode avaliar a próstata. Como a colonoscopia se inicia com o toque retal, provavelmente vem daí a sua dúvida. Mas, no caso da colonoscopia, o toque retal não tem objetivo de avaliar a próstata.
    De todo modo, a colonoscopia - assim como os outros exames endoscópicos - é muito útil e pode beneficiar muito a saúde.

    Dr. Paulo Sergio Lopes
    Endoscopia Digestiva
    Gastroenterologia