Boa tarde, perdemos peso na preparação do exame de colonoscopia?

  • A Colonoscopia é muito útil no diagnóstico de doenças do intestino. É excelente na prevenção de câncer de cólon, na medida em que permite o diagnóstico e retirada de pólipos (que podem ser pré-cancerosos). Permite a avaliação de diarreia, intestino preso e problemas como divertículos. Tem ótima indicação nas doenças inflamatórias (Retocolite e doença de Crohn).
    Enfim, a Colonoscopia pela sua utilidade, está definitivamente estabelecida como um exame extremamente eficaz em Gastroenterologia e Proctologia.
    Quanto ao preparo, existem diversos métodos diferentes. Todos eles objetivam limpar o intestino de resíduos, para tornar o exame possível. Para pessoas com mais idade, o ideal é optar por preparos que não causem desidratação. Além de mais confortáveis, são mais seguros.
    Cada Serviço ou mesmo cada Médico tem suas preferências quanto ao preparo. Mas o importante é que este seja seguro, efetivo e, na medida do possível, confortável ao paciente.

    Dr. Paulo Sergio Lopes
    Endoscopia Digestiva
    Gastroenterologia