Como identificar se estou com refluxo esogástrico?

  • Os sintomas mais comuns são queimação atrás do peito e líquido que volta para a garganta ou mesmo boca. O líquido geralmente tem gosto ácido. Pode, às vezes, ser amargo. Pode haver sintomas atípicos como dor no peito (que parece dor de origem cardíaca) e mesmo dor de garganta constante (faringite ou laringite). Pode haver relação com outras doenças, como asma e sinusite crônicas.
    Mais raramente, pode haver sensação de "bolo na garganta", dor ou dificuldade para engolir (odinofagia ou disfagia).
    Para o diagnóstico adequado o médico pode fazer vários exames e o mais comum no Brasil é a Endoscopia Digestiva. É um exame seguro e indolor, quando feito por médicos experientes.
    A partir do diagnóstico adequado, pode-se tratar.

    Ressalvo que esta é uma explicação genérica e que não é possível diagnosticar ou tratar pacientes à distância.

    Dr. Paulo Sergio Lopes
    Endoscopia Digestiva
    Gastroenterologia