Como tratar líquido abdominal?

  • O tratamento do líquido abdominal, também conhecido como ascite, depende da causa subjacente desse acúmulo de fluido na cavidade abdominal. A ascite pode ser um sintoma de várias condições, como cirrose hepática, insuficiência cardíaca congestiva, câncer abdominal, entre outras.

    É importante que um profissional de saúde avalie a causa da ascite e determine o tratamento adequado. Alguns possíveis tratamentos incluem:

    Restrição de sódio: Reduzir a ingestão de sódio na dieta pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos no corpo, incluindo a ascite.

    Diuréticos: O médico pode prescrever diuréticos para ajudar a eliminar o excesso de líquido do corpo. No entanto, é importante monitorar a função renal durante o uso de diuréticos.

    Paracentese: Esse procedimento médico envolve a remoção do líquido abdominal com uma agulha e seringa. A paracentese pode proporcionar alívio imediato em casos de ascite volumosa, mas é um tratamento temporário, pois o líquido abdominal pode se acumular novamente.

    Tratamento da causa subjacente: É essencial tratar a doença subjacente responsável pela ascite. Por exemplo, no caso de cirrose hepática, podem ser necessárias medidas como abstinência de álcool, tratamento de hepatite viral ou transplante de fígado.

    É fundamental consultar um médico especialista, como um gastroenterologista ou hepatologista, para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado à sua condição específica. Cada caso é único e requer uma abordagem personalizada.

    Drª. Erika Y. Yvamoto
    Endoscopia
    Gastroenterologia
    Itabuna / BA
  • Depende da quantidade de líquido e de qual o motivo dele estar no abdômen. Importante procurar um gastroenterologia e/ou hepatologista urgente!

    Drª. Liz Marjorie Batista de Freitas Leite
    Gastroenterologia
    Hepatologia
    Juazeiro do Norte / CE