Dor chata na costela direita, um dia deu cólica forte e na radiografia saiu resultado de duas pedras pequenas na vesícula. É caso de cirurgia? Tomando ursodesoxicolico.

  • COLELITÍASE (PEDRA NA VESÍCULA) SINTOMÁTICA O TRATAMENTO INDICADO É SEMPRE CIRÚRGICO (COLECISTECTOMIA). SÓ NÃO INDICA CIRURGIA QUANDO PACIENTE NÃO APRESENTA SINTOMAS, OU QUANDO POSSUI UM RISCO CIRÚRGICO MUITO ALTO, NESTE ÚLTIMO CASO PODE-SE TENTAR USAR O ACIDO URSADESOXICOLICO, PORÉM A EFICÁCIA É PEQUENA.
    ORIENTO MARCAR UMA CONSULTA COM CIRURGIÃO GERAL.

    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF