Estou com uma hérnia por deslizamento, tem cura? E qual o perigo dessa doença?

  • Boa tarde! Obrigada por compartilhar sua preocupação. Compreendo sua preocupação com a hérnia por deslizamento. Vou explicar e orientar você da melhor maneira possível.

    Uma hérnia por deslizamento, ocorre quando uma parte do estômago desloca para cima do diafragma, onde anteriormente ficava o final do esôfago. Sua pergunta é válida e importante.

    -Cura:
    A hérnia por deslizamento não é curável por si só, mas pode ser gerenciada eficazmente com o tratamento adequado. A abordagem dependerá da gravidade dos sintomas e da avaliação médica.

    -Perigos e Complicações:
    Embora muitas pessoas possam viver com uma hérnia por deslizamento sem problemas significativos, existem complicações potenciais a serem consideradas:

    Esofagite: O refluxo gastroesofágico (quando o conteúdo do estômago volta ao esôfago) pode levar à inflamação do revestimento esofágico, chamada esofagite.

    Estenose Esofágica: Em alguns casos, o esôfago pode se estreitar devido ao refluxo crônico, dificultando a passagem de alimentos.

    Úlceras: A exposição contínua ao ácido gástrico pode causar úlceras no esôfago.

    Sangramento: Úlceras podem levar a sangramento, embora isso seja menos comum.

    É importante realizar consultas regulares com um gastroenterologista para monitorar a condição e discutir as melhores opções de tratamento para você.
    Além disso, é necessário avaliar se essa hérnia de hiato realmente existe ou foi encontrado durante o exame de endoscopia devido a um reflexo de vômito que você apresentou no momento do exame.
    Caso tenha realmente uma hérnia e sintomas relacionados, seu médico pode sugerir mudanças no estilo de vida, medicações ou, em casos mais graves, intervenção cirúrgica.

    Estou aqui para fornecer orientações, mas lembre-se de que uma avaliação médica completa é essencial para um plano de tratamento adequado e seguro.

    À disposição,
    Dra. Erika Yvamoto
    RQE: GASTROENTEROLOGISTA 114460/ ENDOSCOPISTA 114459/ CLINICA MÉDICA 114461

    Drª. Erika Y. Yvamoto
    Endoscopia
    Gastroenterologia
    Itabuna / BA