Sim, tenho gastrite, refluxo e muita dor no estômago, fico comendo sempre para ver se alivia e resolvi procurar um gastro. Estou correta nessa procura? Esse é o profissional correto? Qual a finalidade do gastroenterologista?

  • Sim. Gastroenterologista é o Médico que cuida de problemas do trato digestivo.
    Sintomas comuns em Gastroenterologia são queimação no peito, refluxo, queimação acima do umbigo, náuseas (enjoo), vômitos, dor abdominal, plenitude, sensação de saciedade precoce (comer um pouco e já se sentir satisfeito), etc. O gastroenterologista, dependendo de sua formação, pode também atender sintomas mais relacionados ao intestino como diarreia, intestino preso, distensão no abdome, gases, sangramentos, etc.
    Doenças comuns vistas pelo gastroenterologistas são doença de refluxo, esofagites, gastrites, úlceras do estômago e duodeno(associadas a infecção por H. pilory), colites, obstipação (intestino preso), doenças anorretais como hemorroidas e fissuras, dentre muitas outras.

    Possivelmente, ao achar um médico de sua confiança, seus sintomas serão avaliados e, em conjunto com o médico, chegarão a uma solução benéfica para sua saúde.

    Dr. Paulo Sergio Lopes
    Endoscopia Digestiva
    Gastroenterologia