A ansiedade pode dificultar as tentativas de engravidar? Tenho 37 anos e há 1 ano tento, a médica disse que não tenho problemas.

  • Prezada, é sabido sim que a ansiedade pode prejudicar. Após realizados exames do casal, se não houver nada que prejudique de ambos os lados, seria interessante antes de pensar em técnicas de fertilização in vitro, tentar uma viagem juntos, para fora da rotina habitual do casal.

    Boa sorte.

     Viviane Ianez Vargas
    Endoscopia Ginecológica
    Ginecologia e Obstetrícia
    São Paulo / SP
  • Como foi bem colocado pelo outro profissional, relaxe... já vi casos de pacientes que engravidaram quando perderam emprego ou adotaram um bebê... nosso cérebro é complicado... relaxe... e, se não engravidar em 6 meses, volte na sua ginecologista.

    Drª. Carmen Vera Juliano Prado
    Ginecologia E Obstetrícia
    Rio Grande / RS