Boa tarde! Que tipo de exame descobre se a paciente tem câncer de útero ou de vagina? Citologia ou colposcopia?

Sobre: Ginecologia e Obstetrícia

Boa tarde! Que tipo de exame descobre se a paciente tem câncer de útero ou de vagina? Citologia ou colposcopia? - 11/02/2016

Boa noite! Na verdade a medicina trabalha há muito tempo na prevenção dessas patologias, isto é, na detecção de lesões que antecedem o Carcinoma invasor (câncer). Os exames que estruturam esse trabalho são: exame ginecológico com coleta da Citologia Oncótica (Exame papanicolau), que devem ter um periodicidade independente de sintomas; colposcopia em casos específicos (alteração no resultado da citologia ou no exame ginecológico) e biópsia no caso da presença de lesões da vulva, colo ou vagina. Para maiores esclarecimentos consultar seu ginecologista.

- 15/02/2016
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
João Paulo Timbó
Ginecologia E Obstetrícia
4
0
1

Para o câncer de colo de útero seria a colpocitologia (preventivo), junto com uma colposcopia com biópsia (caso dê alguma suspeita). No caso do Corpo de útero, seria realizar uma videohisteroscopia, mas sabendo que esse tipo de câncer tem as suas incidências maiores em pacientes nulíparas (que nunca tiveram filhos), diabéticas, hipertensas e obesas. O primeiro sinal de câncer de útero (corpo) é o sangramento. No caso de câncer de vagina, uma citologia com posterior vaginoscopia.

- 07/03/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Elias Jose Newton Aloan
Ginecologia E Obstetrícia
69
1
58

Tem alguma dúvida sobre Ginecologia e Obstetrícia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização