Eu tive 4 cesáreas e estou grávida de 6 meses. Eu não quero fazer a laqueadura. Se futuramente eu quiser engravidar novamente, eu corro algum risco de vida?

  • Uma cicatriz nunca será tão resistente quanto a fibra muscular íntegra. Cada vez que o tecido é cortado e tem que cicatrizar, ele sofre alterações irreversíveis. O excesso de cirurgias uterinas - cesariana ou miomectomia - aumenta a chance do útero se romper espontaneamente durante a gestação e trabalho de parto e aumenta o risco de acretismo placentário (quando a placenta se gruda além de onde deveria). Ambos representam risco de sangramento, necessidade de retirar o útero e morte.

    Drª. Lidyane Marques de Paula Gomide
    Endoscopia Ginecológica
    Ginecologia E Obstetrícia
    Goiânia / GO