Meu anticoncepcional é de uso intramuscular e foi aplicado de forma subcutânea. Tem algum risco de ele não ter efeito? Devo tomar novamente?

  • Não acredito que exista risco de não ter efeito, pois ambas as vias (muscular ou subcutânea) são vias parenterais diretas, ou seja, o mecanismo de absorção é semelhante nas duas. O que costuma definir a via de escolha para administração é o volume a ser injetado. Na via subcutânea, admite-se um volume menor, pois o tecido subcutâneo é extremamente sensível a soluções irritantes e a grandes volumes de medicamentos. Na via muscular, o volume administrado pode ser maior. Espero ter ajudado. Em caso de dúvida, converse com seu ginecologista.

    Drª. Joana Alice Martins Leal
    Ginecologia e Obstetrícia
    Rio de Janeiro / RJ