Minha mãe entrou na menopausa já faz 3 anos e há duas semanas começou com bastante cólica e está menstruando um sangue na cor preta. O que devemos fazer?

  • Agendar uma consulta com ginecologista para investigar a causa do sangramento, e esse agendamento tem que ser logo, pois haverá necessidade de exames complementares para chegar a um diagnóstico de certeza. Não deixe para depois, procure consultar o mais rápido possível.

    Dr. Jair Borges Barbosa Filho
    Ginecologia e Obstetrícia
    Araras / SP
  • Todo sangramento pós-menopausa deve ser investigado. Você deverá marcar uma consulta com um ginecologista.

    Drª. Lívia Carneiro Nascimento
    Ginecologia E Obstetrícia
    Cabo de Santo Agostinho / PE
  • Olá, amiga.
    Menopausa é um quadro clínico em que a mulher deve ficar por um ano sem menstruar.
    Se ela ficou este prazo e retornou a sangrar, ou seja, teve menopausa clínica e apresentou sangramento, uma avaliação médica deve ser realizada o quanto antes.
    Abraços.

    Dr. Vamberto Oliveira de Azevedo Maia Filho
    Ginecologia E Obstetrícia
    Reprodução Assistida
    São Paulo / SP
  • Em primeiro lugar, tem que confirmar se realmente sua mãe está na menopausa. Existem várias condições em que a mulher fica sem menstruar, sem estar na menopausa. Geralmente, por distúrbios hormonais, obesidade, medicações que interferem no ciclo, etc. Então, mesmo que ela tenha 50 anos, por exemplo, para confirmar que está na menopausa, tem que fazer exames hormonais.
    Em segundo lugar, há situações na menopausa que também fazem a mulher ter sangramento (e não menstruação), como pressão alta, pólipos uterinos (carne esponjosa que cresce dentro do útero), uso de anticoagulantes, etc.
    Sendo assim, de qualquer forma, ela terá que passar em consulta com um ginecologista onde ele irá examiná-la e solicitar exames de hormônio, ultrassom transvaginal, para fazer um diagnóstico. É muito raro o câncer de endométrio, mas tem que ser descartado. Melhoras para ela.

    Dr. Carlos Fortunato Alves
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Santos / SP
  • Todo o sangramento pós menopausa precisa ser investigado, não é normal a mulher " menstruar " após a parada completa da menstruação por mais de um ano. Há necessidade de uma avaliação ginecológica adequada e sem demora.

    Drª. Tiele Almeida Mattjie Gaiardo
    Ginecologia e Obstetrícia
    Chapecó / SC
  • Boa noite, deve fazer uma investigação endometrial com ultrassonografia o/ou videohisteroscopia.

    Dr. Gustavo Santos Crespo
    Endocrinologia E Metabologia
    Ginecologia E Obstetrícia
    Campos dos Goytacazes / RJ
  • Caso sua mãe não esteja tomando nenhum hormônio, é preciso investigar a causa do sangramento. Sugiro que ela faça inicialmente uma ultrassonografia transvaginal e passe com clínico geral para ver se tem hipertensão, diabetes ou outras comorbidades.

    Dr. Carlos Jose Benati
    Ginecologia E Obstetrícia
    São Paulo / SP
  • Ela vai precisar fazer uma ultrassonografia endovaginal para avaliar o endométrio e a depender do resultado realizar histeroscopia.

    Dr. Luiz Carlos Santos
    Ginecologia E Obstetrícia
    Salvador / BA