Minha mãe entrou na menopausa já faz 3 anos e há duas semanas começou com bastante cólica e está menstruando um sangue na cor preta. O que devemos fazer?

Sobre: Ginecologia e Obstetrícia

Minha mãe entrou na menopausa já faz 3 anos e há duas semanas começou com bastante cólica e está menstruando um sangue na cor preta. O que devemos fazer? - 28/05/2020

Agendar uma consulta com ginecologista para investigar a causa do sangramento, e esse agendamento tem que ser logo, pois haverá necessidade de exames complementares para chegar a um diagnóstico de certeza. Não deixe para depois, procure consultar o mais rápido possível.

- 01/06/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Jair Borges Barbosa Filho
Ginecologia e Obstetrícia
2
0
1

Olá, amiga. Menopausa é um quadro clínico em que a mulher deve ficar por um ano sem menstruar. Se ela ficou este prazo e retornou a sangrar, ou seja, teve menopausa clínica e apresentou sangramento, uma avaliação médica deve ser realizada o quanto antes. Abraços.

- 01/06/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Vamberto Oliveira de Azevedo Maia Filho
Ginecologia E Obstetrícia
Reprodução Assistida
19
2
7

Em primeiro lugar, tem que confirmar se realmente sua mãe está na menopausa. Existem várias condições em que a mulher fica sem menstruar, sem estar na menopausa. Geralmente, por distúrbios hormonais, obesidade, medicações que interferem no ciclo, etc. Então, mesmo que ela tenha 50 anos, por exemplo, para confirmar que está na menopausa, tem que fazer exames hormonais. Em segundo lugar, há situações na menopausa que também fazem a mulher ter sangramento (e não menstruação), como pressão alta, pólipos uterinos (carne esponjosa que cresce dentro do útero), uso de anticoagulantes, etc. Sendo assim, de qualquer forma, ela terá que passar em consulta com um ginecologista onde ele irá examiná-la e solicitar exames de hormônio, ultrassom transvaginal, para fazer um diagnóstico. É muito raro o câncer de endométrio, mas tem que ser descartado. Melhoras para ela.

- 01/06/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Carlos Fortunato Alves
Ginecologia E Obstetrícia
Mastologia
8
0
33

Todo sangramento pós-menopausa deve ser investigado. Você deverá marcar uma consulta com um ginecologista.

- 01/06/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Lívia Carneiro Nascimento
Ginecologia E Obstetrícia
3
0
1

Caso sua mãe não esteja tomando nenhum hormônio, é preciso investigar a causa do sangramento. Sugiro que ela faça inicialmente uma ultrassonografia transvaginal e passe com clínico geral para ver se tem hipertensão, diabetes ou outras comorbidades.

- 15/06/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Carlos Jose Benati
Ginecologia E Obstetrícia
1
0
0

Tem alguma dúvida sobre Ginecologia e Obstetrícia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização