Tive um parto "normal" faz 2 anos, a episiotomia foi muito grande, na época sangrei muito e tive q tomar bolsas de sangue (várias). O fato é que esse corte ainda me incomoda e doi de vez em quando. Estou grávida, Gostaria de saber se posso ter normal

  • Minha cara, a episiotomia de rotina não está sendo mais adotada. Se não houver outro motivo, não há nada que te impeça de parir normal. É fundamental sua participação neste processo.

    Dr. Andre Cecilio Branquinho Nunes
    Ginecologia E Obstetrícia
    Recife / PE
    Marcar consulta
  • Olá amiga.
    Sem dúvida.
    Não foi a episiotomia que necessariamente fez você sangrar.
    Talvez a sutura realizada tenha levado a uma cicatrização com fibrose e daí a dor.
    Creio que o sangramento provavelmente tenha sido fruto de uma má contração uterina.
    Escolha uma boa equipe e tenha um feliz parto normal.

    Dr. Vamberto Oliveira de Azevedo Maia Filho
    Ginecologia E Obstetrícia
    Reprodução Assistida
    São Paulo / SP
  • Sim

    Dr. Elias Jose Newton Aloan
    Ginecologia E Obstetrícia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Olá, esta cicatriz às vezes é dolorida mesmo. Pode ter formação de quelóide que fica com dor à relação sexual, inclusive. Mas isso não impede de ter novo parto normal. Se a dor persistir, você pode, depois do parto, procurar um ginecologista para fazer uma cirurgia de nome colpoperineoplastia (o famoso períneo), para remover este tecido fibroso. O resultado estético é muito bom.

    Dr. Carlos Fortunato Alves
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Santos / SP