OLÁ! Tenho um filho de 1 ano e quatro meses, que nasceu com uma deficiência chamada g6pd. Gostaria de um esclarecimento sobre esta deficiência, pois a medicina aonde moro também é deficiente nesse assunto.

  • A G6PD é uma enzima (uma proteína) dos glóbulos vermelhos. Pessoas com deficiência na produção dessa enzima podem apresentar crises de anemia hemolítica em certas situações (infecções e uso de alguns medicamentos, principalmente). É importante ter o diagnóstico bem feito para que se saiba quais medicamentos podem causar problemas e como proceder em caso de crise. Meu conselho é que você leve a criança a um serviço de Hematologia em uma universidade, pois é nesses locais que estão os médicos com maior experiência para lidar com tais situações e lhe orientar.

    Dr. Alexandre Mello de Azevedo
    Hematologia E Hemoterapia
    Rio de Janeiro / RJ