Tenho um nódulo no fígado de 0,7 cm situado no segmento VIl, hipocaptante de contraste, de aspecto não totalmente específico. Pode ser câncer?

  • Boa tarde, para diferenciação de lesões pequenas são necessários dois exames de imagem e exames de sangue. Necessitará de acompanhamento com hepatologista; mas não se preocupe demais, lesões hipocaptantes costumam ser benignas. Procure um especialista para tirar sua dúvida. Boa sorte!

    Drª. Thaiz Gibram Mourao Murtinho
    Gastroenterologia
    Hepatologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Parece ser uma lesão BENIGNA. Lesões malignas costumam ser maiores e HIPERcaptantes. Porém, nódulos menores que 2,0cm são lesões difíceis de serem caracterizadas, por isso, você tem que manter o acompanhamento com hepatologista, que provavelmente orientará repetir o exame após prazo determinado (geralmente 6-12 meses). Outros fatores que aumentam o risco de lesão maligna também devem ser avaliados - presença de obesidade, hepatites virais, alcoolismo, tabagismo e outras doenças hepáticas associadas.

    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF