Já sou histerectomizada, mas tenho os ovários. Tenho 52 anos. Estou com cistos nos ovários em torno de 2 centímetros. Qual é o risco? A partir de qual tamanho é indicado cirurgia? Tomar anticoncepcional, no meu caso e idade, ajuda a eliminar o cisto?

  • Bom dia. Cistos mamários fazem parte do processo de maturação com risco de malignidade 0. Punciona quando grande e dolorido. Desaparecem espontaneamente. Nunca indicado cirurgia. O anticoncepcional, dependente da dose de hormônio, pode estimular dor e aparecimento de mais cistos.

    Dr. Jackson Roberto de Moura
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Ubá / MG